Símbolos

Símbolo Informações
Hino do Município    

Bandeira do Município

Quando surgiu:

A atual bandeira de Astorga foi adotada em 8 de maio de 1975, através da Lei Municipal nº 632/72-E a pedido do então prefeito Ricieri Resquetti. A mudança foi feita pois a bandeira antiga não enfocava detalhes a respeito de Astorga.

Quem foi o responsável pela sua criação:
A bandeira foi de autoria do heraldista Prof. Arcinos Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista.

O brasão, aplicado na bandeira, representa o Governo Municipal.

Triângulo isósceles amarelo:
Representa a própria cidade-sede do município - é o triângulo símbolo heráldico da liberdade e fraternidade e a cor amarela simboliza a glória, esplendor, grandeza, riqueza, soberania.

Faixa amarela central carregada de sobre-faixa vermelha:
Representa a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território. A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor, pátrio, audácia, intrépidos, coragem, valentia.

Faixas externas azuis:
Representam as propriedades rurais existentes no território municipal. A cor azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade.

 

 

Brasão do Município

Quando surgiu:
O atual brasão de Astorga foi adotado em 8 de maio de 1975, através da Lei Municipal nº 632/72-E, a pedido do então prefeito Ricieri Resquetti. A mudança foi feita, pois o brasão antigo não enfocava detalhes a respeito de Astorga.

Quem foi o responsável pela sua criação:
O brasão foi de autoria do heraldista Professor Arcinos Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista.

O escudo samnítico:
Usado para representar o Brasão de Armas de Astorga, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade.

A coroa mural:
É símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de seis torres, das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na terceira grandeza, ou seja, sede de Município a ilumina de goles (vermelho) pelo significado heráldico da cor. Lembra as qualidades próprias dos dirigentes da comunidade.

O metal jalde (ouro) do canto do escudo:
É símbolo de glória, esplendor, grandeza, riqueza, soberania.

Em abismo (centro ou coração do escudo):
O leão rompante de goles (vermelho) firmado em pala uma espada de argente (prata), das armas da Província de Leon da Espanha, lembra o objetivo da escolha do topônimo "ASTORGA" da cidade espanhola, em homenagem à colônia desse país, visando atrair colonos.

A cor goles (vermelho):
Simboliza a dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia.

As buzinas de caça, estilo boiadeiro, de sable (preto):
Representam no brasão, a pecuária de corte e leiteira, que se destaca na economia do município.

A cor sable (preto):
É símbolo de prudência, sabedoria, moderação e firmeza de caráter.

Ao termo (parte inferior do escudo):
A asna ou chaveirão de blau (azul) carregada de três abelhas do argente (prata), lembra no brasão o desenvolvimento da sericultura no Município.

A cor blau (azul):
É símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade e o metal argente (prata) simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade.

Em ponta:
O galináceo representa no brasão, a avicultura, outra atividade econômica em destaque.

Nos ornamentos exteriores:
O café e o milho, apontados os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, esteios da economia Municipal.

Nos lites de goles (vermelho):
Em letras argentinas (prateadas), inscreve-se a topônimo identificador "ASTORGA".