História da cidade

Tudo o que aconteceu faz parte do que somos hoje.

 

Astorga tem 25.475 habitantes, de acordo com o último Censo, realizado pelo IBGE, em 2022. A cidade está localizada no noroeste do Paraná, a 420 km de Curitiba e a 49 km de Maringá e seu território compreende a área de 434,792 km². 

Em 1947, Astorga é criada como distrito administrativo de Arapongas. A partir da Lei Estadual Nº. 790, de 14 de novembro de 1951, Astorga conquista sua emacipação, sendo declarada como município oficialmente em 14 de dezembro de 1952. Em 8 de maio de 1945, mesmo dia do fim da Segunda Guerra Mundial, o engenheiro-chefe do Departamento de Topografia e Procurador da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná elaborou o projeto do patrimônio de Astorga. Concebeu-o em forma de triângulo, simbolizando a letra "V", em comemoração a vitória dos aliados.

 

O nome

Há duas versões para justificar o nome dado ao município. A primeira é de que o nome Astorga foi dado pelo engenheiro e agrimensor russo, Wladimir Babkov, que chegou ao Brasil na década de 30 e prestou serviços para a Companhia de Terras Norte do Paraná. O nome Astorga, segundo Wladimir Babkov, foi escolhido após girar um globo terrestre e parar com o dedo indicador sobre o nome Astorga, município da Espanha, na província de Leon.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga que a nomenclatura foi dada em homenagem à cidade natal do general Ascoot, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, natural do Condado de Astorga, localizado na Inglaterra. Etimologicamente o termo Astorga origina-se do latim “Asturica”. Augusta: cidade romana no país dos Ástures, dedicada a Augusto, Imperador Romano.

 

Primeiros moradores

Os primeiros moradores de Astorga foram Antenor Domingues, que veio com a mulher e sete filhos, juntamente com o casal Miguel Francisco da Costa e esposa. Astorga está dividida entre sede (com 18.056 habitantes) e, três distritos: Santa Zélia (com 3.402 habitantes), Içara (com 1.051 habitantes) e Tupinambá (com 1.746 habitantes).

 

Comunicação

No setor de comunicação, o município de Astorga conta com uma rádio AM, três FM’s e uma Rádio comunitária (Rádio Astorga AM, T FM, Jovem Pan FM e Interativa Rádio Comunitária). No jornalismo impresso, contamos com circulação semanal do Jornal Folha Regional. A rádio “Astorga AM” entrou no ar em 1954, na mesma época em que estava em circulação o jornal “A Folha de Astorga”: primeiro veículo de comunicação impresso, que circulou no município, de 1953 a 1955. Em 1958, foi fundado “A Comarca de Astorga”, que encerrou suas atividades em 1969. Já o “Independente” circulou durante o ano de 1959. Em 1980 existiu o “Folha de Astorga”, que era editado em Arapongas.

Outros jornais também circularam no município por curto período de tempo, entre eles “O Esporte em Foco”, “A Voz de Astorga” e o “Seraphim”. Em 1988, foi cedida concessão de radiodifusão à “FM Turquesa”. Na década de 90 foi criada a “Rádio Sociedade Rural Fm”, hoje com o nome fantasia de “Maia FM”. Na história do impresso foi fundado, em 1995, “O Pirapó”, que teve curta existência. Em 1996, o mesmo jornal ressurge com o nome fantasia de “O Noroeste”, que por ser distribuído gratuitamente não conseguiu se manter no mercado. Astorga carecia de um meio de comunicação impresso, e em 2000 foi criado o “Paraná Jornal”, que circulou no município até 2009, ano em que foi fundado o “Folha Regional”, que circula em Astorga e região.

Astorga conta também com serviços de correio e provedor de internet. Não há canal de televisão no município.

 

Prefeitura

A atual estrutura física da Prefeitura de Astorga foi inaugurada em 14 de dezembro de 1968, 16 anos após a instalação do município. A primeira prefeitura, instalada onde hoje funciona o correio da cidade, foi criada quando o município desmembrou-se de Arapongas, em 1952. O primeiro prefeito foi o pioneiro Ermelindo Lopes Barroso, que tomou posse em 14 de dezembro de 1952 e administrou o município de 1953 a 1956.

Hoje, Astorga é administrada por Suzie Pucillo, filiada ao PP (Partido Progressista). Ao todo, a Prefeitura de Astorga tem 870 funcionários, divididos em 14 departamentos que estão ligados a três secretarias: Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Econômico; Desenvolvimento Humano e Social; Administração e Finanças.

O Paço Municipal está localizado na Av. Dr. José Soares de Azevedo, n.º 48. Fone: (44) 3234-8700.


Imagens