Publicado em: 28/04/2023 16:30 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Prefeitura concentra esforços para combater epidemia de dengue

Prefeitura concentra esforços para combater epidemia de dengue Arrastão contra a dengue

Astorga enfrenta, atualmente, uma epidemia de dengue, com um número crescente de casos relatados nos últimos meses. E para combater o mosquito transmissor da doença, a Prefeitura Municipal está intensificando as ações de vigilância, conscientização e limpeza pela cidade.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Departamento Municipal de Saúde, através das redes sociais do município, o número de casos de dengue confirmados em Astorga já ultrapassou a marca de 1.500 (mil e quinhentos).

Diante dessa situação preocupante, a prefeitura adotou medidas para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Agentes de Endemias e de Saúde estão visitando residências para orientar sobre os cuidados necessários para evitar o mosquito.

Além disso, a prefeitura está realizando mutirões de limpeza em áreas públicas e privadas, bem como intensificando a coleta de lixo e entulhos em toda a cidade.

Para garantir o atendimento adequado aos pacientes com sintomas de dengue, a prefeitura contratou mais um médico e abriu um ambiente para atendimento exclusivo de pessoas que apresentam sinais da doença. Essa um diagnóstico rápido e um tratamento eficaz.

A Prefeitura de Astorga pede para que medidas preventivas sejam adotadas pelos astorguenses, como manter os recipientes de água limpos e fechados, descartar pneus e outros objetos que possam acumular água e não deixar água acumulada em vasos de plantas, garrafas, tambores e outros recipientes. Com a colaboração de toda população, é possível reduzir a prevalência do mosquito e evitar novos casos de dengue na cidade.