Publicado em: 15/02/2023 14:45 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Distrito recebe carro fumacê em combate à dengue

Santa Zélia, recebe ferramenta complementar na luta contra a dengue: o carro fumacê. A Prefeitura de Astorga, por meio de Secretaria Estadual de Saúde, iniciou o primeiro ciclo de aplicação de inseticida, via fumacê, para eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. O objetivo é reduzir a circulação do mosquito e, consequentemente, a proliferação da doença no município.

No momento, apenas o distrito será contemplado pelo trabalho, por se encontrar com o maior índice de infestação do mosquito, mas outros bairros e distritos poderão ser definidos pelo poder público, caso necessário.

A aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento, já que ela só atinge o mosquito adulto. Para combater ovos e larvas do inseto, a Prefeitura organizou o 1º Mutirão ‘Todos Contra a Dengue’, iniciado no dia 28 de janeiro e que se estenderá até 25 de fevereiro, atendendo todos as regiões do distrito. No entanto, é importante que moradores mantenham as ações diárias de cuidado, como deixarem quintais sempre limpos e livres de objetos que possam acumular água.

A Secretaria de Saúde do Município orienta que os moradores, no momento do Fumacê, devem manter portas e janelas abertas, as gaiolas e aquários devem ser cobertas com um pano.